O Dia Nacional do Profissional da Contabilidade é comemorado em 22 de setembro desde 1945, quando foi criado o primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, validado pelo então presidente da República Getúlio Vargas.
Cuidar do imposto de renda é apenas uma das diversas funções do contador. Nesta área que vem se modificando ao longo dos anos, questões burocráticas, legislação e emissão de nota fiscal, abertura e encerramento de firmas, também são de responsabilidade desse profissional.
Marcia Ferraz Meneghel trabalha desde 2013 no Escritório Ipiranga Assessoria Contábil Empresarial em Santa Maria.
Filhote de ovelha fica órfã e passa a viver com família dentro de casa
Para ela, o contador precisa ter ampla visão de negócios e inúmeras competências para atuar no cenário do empreendedorismo:
- Somos responsáveis por possibilitar a visão ampla e detalhada do cenário econômico e financeiro das empresas. Para que elas se mantenham prósperas e adequadas às leis que dizem respeito ao seu patrimônio, o contador gerencia os atos e fatos contábeis, trabalhistas, econômicos, patrimoniais e tributários, além ter vasto conhecimento para avaliar riscos e interpretar dados, o que é essencial para o controle do patrimônio, a fim de visar melhores estratégias para a empresa.
Marcia escolheu a profissão, em função do leque de possibilidades de atuação e da importância no cenário empresarial:
- A profissão contábil ganhou novos espaços. Acredito que um contador deve ter habilidades sócio-comportamentais, assim como investir na formação continuada e em novas tecnologias.
ATUALIZAÇÃO
Outra prioridade deste profissional é a atualização dos conhecimentos. Segundo Paulo Comazzeto, representante do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC-RS), a tecnologia tem mudado tudo rapidamente.
Como será a liberação de eventos corporativos e feiras comerciais no RS
- É fundamental, como profissionais, acompanharmos essas transformações, já que para o empresário, fica difícil acompanhar tudo. Costumamos dizer que o contador é o médico dos negócios ou das empresas. Somos nós quem fazemos os acompanhamentos para que não tenhamos um problema grave no meio do caminho - explica Comazzeto.